Cultura e História da Cultura Hispânica
A Casa de Cultura Hispânica da Universidade Federal do Ceará foi fundada mediante convênio celebrado entre a UFC, pelo seu então Reitor e Fundador Professor Antônio Martins Filho e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, hoje Instituto de Cooperación Ibero-americana.
Começou a funcionar em 12 de outubro de 1961, dirigido pelo professor Adolfo Cuadrado Muñiz, enviado pela Espanha, que continuou nessa função por curto espaço de tempo e teve que afastar-se de Fortaleza para ocupar funções de consultor da UNESCO.
A Casa de Cultura Hispânica foi muito bem recebida no Estado do Ceará e, com base no êxito dessa Casa pioneira, se iniciou a fundação de outras Casas de Cultura: Britânica, Portuguesa, Francesa, Alemã e Italiana às quais se agregaram mais tarde o Curso de Esperanto e a Casa de Cultura Russa, instituições estas que deram e dão notável contribuição ao estudo de línguas estrangeiras e o desenvolvimento cultural do Ceará.
Hoje essa Casa tem cerca de mil alunos e conta com uma equipe de seis professores efetivos, três substitutos, estagiários da disciplina de prática de ensino, um bolsista de assistência e um servidor técnico – administrativo. O estudo da Língua Espanhola é ministrado em sete semestres, o que permite iniciar o conhecimento da rica literatura escrita em Castelhano, incluindo a literatura hispano-americana.
Hoje essa Casa tem cerca de mil alunos e conta com uma equipe de seis professores efetivos, três substitutos, estagiários da disciplina de prática de ensino, um bolsista de assistência e um servidor técnico – administrativo. O estudo da Língua Espanhola é ministrado em sete semestres, o que permite iniciar o conhecimento da rica literatura escrita em Castelhano, incluindo a literatura hispano-americana.
Através desses anos, a Casa de Cultura Hispânica tem capacitado à grande maioria de professores que ensina a língua em Fortaleza, onde a demanda está aumentando dia-a-dia. Em 1991 conseguiu a reabertura da Licenciatura em Espanhol na Faculdade de Letras da UFC, desativada por um espaço de 28 anos, e que hoje conta com um número crescente de alunos. Aqui se fundou a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Ceará, através da qual os professores realizam o curso que dita a Universidade da Salamanca.
Esta Casa também estabeleceu uma valiosa relação com a Assessoria Lingüística da Embaixada da
Espanha que tem proporcionado curso de aperfeiçoamento e capacitação de
Professores do Ceará e tem permitido que se realizem regularmente em Fortaleza, há quinze anos, os exames de Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade de Salamanca com um número constante de candidatos.
Hispânica
O termo "hispânico" refere soltamente a americanos descendeu de imigrantes de Espanha, México, Cuba e outros países latino americanos, todo que tem heranças muito diferentes, mas que compartilha a linguagem espanhola. Ao menos 14% todos americanos são de herança hispânica, e a proporção cresce. Em algumas cidades importantes, é comum ver sinais ou mesmo documentos de governo imprimidos em tanto inglês e espanhol. As cidades tal como Miami, Flórida e São Antonio, Texas operam em quase uma base completamente bilingüe, enquanto outros tal como Nova Iorque e Los Angeles têm grande, comunidades vitais de espanhol-Fala.
Num estado como novo México, as pessoas com nomes espanhoóis podem poder traçar sua linhagem de volta centenas de anos a Espanha se. Estas pessoas, embora orgulhosamente hispânico, podem falar inglês como uma linguagem primária. Este só destaca o fato que o categorization hispânico não é de confiança. Pessoas hispânicas que podem traçar sua história de família em costas de América que 400 anos podem compartilhar vizinhanças com recém-chegados da américa latina com quem eles têm praticamente nada em comum. Em volta, imigrantes da República Dominicana e Cuba têm pouco em comum com imigrantes da cultura latino americana dominante, México. Porto Rico, cujos residentes são cidadãos americanos, tem presença o própria cultural distinta nos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário