quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

História Do Benfica >História -Daniel

História do Benfica





•O Benfica é um bairro muito peculiar de Fortaleza. Sua principal marca é a presença do Campus do Benfica (Humanas) da UFC.









O bairro do Benfica começa nas caixas d'água e termina no riacho do Tauape: menos de dois quilômetros de extensão. Mas neste percurso a geografia da memória extrapolou os limites físicos: as ruas, os prédios antigos, pessoas, eventos se fiizeram presentes numa narrativa não-linear, baseada na afetividade. Este percurso e a própria tarde pareceram pequenos demais para lembrar do antigo sistema de encanamento, do fim da linha do bonde, das tamarineiras imensas, do surgimento da Universidade Federal do Ceará, do time do Gentilândia – ou para ver a confraria que se reúne todos os sábados num bar-memorial ou, ainda, para debater os rumos que este charmoso bairro e a própria cidade têm tomado.

A Batalha de Borracha no Séc. XX

A operação montada por Getúlio Vargas para garantir aos EUA a matéria-prima estratégica na Segunda Guerra Mundial levou à morte 30 mil nordestinos, heróis que foram esquecidos na floresta amazônica
Os nordestinos arregimentados não tinham a menor idéia do que era o trabalho nos seringais. Adoeciam e morriam com facilidade. Demoravam a se acostumar à solidão e à lei da mata. O alfaiate João Rodrigues Amaro, 72 anos, se arrependeu antes de chegar. Mas já era tarde demais. Aos 17 anos ele deixou Sobral só com a passagem de ida. A Campanha da Borracha uniu o útil ao útil. Em um ano de seca, encontrou no Nordeste um exército de flagelados pronto para partir, ou melhor, fugir. Nos postos de arregimentação, um exame físico e uma ficha selavam o compromisso. Para abrigar tanta gente – às vezes mil em um único dia –, o jeito foi construir alojamentos, como a hospedaria modelo, de nome Getúlio Vargas, em Fortaleza. Lá, eles passavam a viver até o dia da viagem, sob um forte regime militar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário