sexta-feira, 23 de janeiro de 2009



Nome:Thiciany Montenegro do Nascimento nº 38
Tamires Araújo da Silva nº 37

Turma:3ºK Tarde

disciplina aplicadas: Biologia, Geografia, Química, Matemática, Física, Inglês, Espanhol e História

Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco

Links de cada pesquisa encontrada:

física:http://www.brasilescola.com/fisica/teorias-da-relatividade.htm
Geografia:http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/caatinga.htm
Espanhol:http://www.culturahispanica.ufc.br/historico.htm
História:http://blog.blogueisso.com/2006/10/06/o-feio-e-o-belo-no-benfica-esta-na-populacao-flutuante/
Matemática:http://www.mundovestibular.com.br/articles/450/1/RAZAO-E-PROPORCAO/Paacutegina1.html
Inglês:http://www.culturabritanica.ufc.br/ccb_cursos_fce_cae.htm
Biologia:http://www.mulherdeclasse.com.br/nutrientes.htm
Química:http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/materia/quimica/react1.html


Fortaleza,23 de janeiro de 2009

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Física- A teoria da Relatividade> Mário







Física e a Teoria Da Relatividade

• O Ìnicio da teoria da relatividade.

A teoria da relatividade foi uma revolução para o século XX, pois ela provocou inúmeras transformações em conceitos básicos como também proporcionou que fatos importantes, ainda não explicáveis, pudessem ser explicados. Essa teoria surgiu com o físico alemão Albert Einstein. Nascido em Ulm, Einstein foi físico e pesquisador muito conhecido por ter proposto a teoria da relatividade, mas também foi ele quem explicou corretamente o efeito fotoelétrico, fato esse que possibilitou o desenvolvimento da bomba atômica, mesmo sem ele saber para quais fins se destinava. A teoria da relatividade é composta de duas outras teorias: Teoria da Relatividade Restrita, que estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral, que aborda fenômenos do ponto de vista não-inercial. Apesar de formar uma só teoria, elas foram propostas em tempos diferentes, no entanto ambas trouxeram o conhecimento de que os movimentos do Universo não são absolutos, mas sim relativos. A teoria da relatividade restrita foi construída por Einstein a partir de dois importantes postulados: 1ª – Postulado da Relatividade: as leis da Física são as mesmas em todos os sistemas de referência inercial. 2ª – Postulado da Constância da Velocidade da Luz: a velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor para qualquer referencial inercial, ou seja, c = 300 000 km/s. A Relatividade no Cotidiano A relatividade pode não ser um assunto muito comum no dia-a-dia, mas ela faz parte do nosso cotidiano. Quando aproximamos da velocidade da luz tudo muda, nesse sentido a relatividade é muito importante. Não é possível ver como que isso ocorre utilizando carros e aviões, mas as partículas subatômicas podem se movimentar muito rápido, podendo alcançar velocidades bem próximas à velocidade da luz.


No estudo da Mecânica, a velocidade, por exemplo, é uma grandeza relativa, ou seja, sua medida depende do referencial do qual está sendo medido. Em conseqüência disso, outras grandezas que dependem da velocidade também são relativas como, por exemplo, a energia cinética e a quantidade de movimento. A energia potencial também é uma grandeza relativa, pois o seu valor (mgh) depende do referencial que se adota para medir a altura. Comprimento, massa e tempo são tidos como grandezas absolutas no estudo da Mecânica, mas também se tratam de grandezas relativas. No entanto, a relatividade dessas grandezas só evidencia-se quando no estudo de situações em que se têm velocidades muito elevadas, ou seja, não desprezíveis se comparadas com a velocidade da luz no vácuo, que é aproximadamente 3,0 x108 m/s.




Fórmula







Note que K1 como vetor constante retilíneo do trabalho de ct, é resultante no movimento constante de X relativo a massa de z1 que é indiretamente proporcional a O que resulta na energia resultante de X1













Matemática> Razão e Proporção- Sílvio e Júnior

Razão e Proporção







Razão


Chama-se de razão entre dois números racionais a e b, com b ¹ 0, ao quociente entre eles. Indica-se a razão de a para b por a/b ou a : b.
Exemplo:
Na sala da 6ª B de um colégio há 20 rapazes e 25 moças. Encontre a razão entre o número de rapazes e o número de moças. (lembrando que razão é divisão)
Voltando ao exercício anterior, vamos encontrar a razão entre o número de moças e rapazes.
Lendo Razões
Termos de uma Razão
Grandezas EspeciaisEscala, é a razão entre a medida no desenho e o correspondente na medida real.
Exemplo: Em um mapa, a distância entre Montes Claros e Viçosa é representada por um segmento de 7,2 cm. A distância real entre essas cidades é de 4320km. Vamos calcular a escala deste mapa.
As medidas devem estar na mesma unidade, logo 4320km = 432 000 000 cm

Velocidade média, é a razão entre a distância a ser percorrida e o tempo gasto. (observe que neste caso as unidades são diferentes)
Exemplo:
Um carro percorre 320km em 4h. determine a velocidade média deste carro.
window.google_render_ad();
Velocidade= 320/4 = 80
Densidade demográfica, é a razão entre o número de habitantes e a área.


Proporção


Proporção é a igualdade de duas razões. é uma proporção pois 12 : 32 = 6 : 16 Exemplo: ♦ não é proporção pois 18 : 24 ≠ 4 : 3 ♦ é proporção pois 9 : 5 = 45 : 259, 5, 45, 25 são os termos da proporção acima. Os termos 9 e 25 são os extremos e 5 e 45 são os meios. Observe o esquema abaixo:
Forma Geral: Proporção é a igualdade entre duas razões, onde temos quatro números reais a, b, c, d. Nessa ordem termos:
ou a : b = c : d ; b , d ≠ 0 OBS: Se pegarmos uma proporção qualquer e multiplicar os meios e depois os extremos esses terão o mesmo resultado. 24 . 21 = 42 . 12 Exemplo: Eduardo está mal em Biologia. A última prova do ano terá 56 questões. Para ser promovido para a série seguinte o desempenho de Eduardo, nessa prova, deverá ser, no mínimo, . Qual é o menor número de questões que ele deverá acertar nessa prova? Resolução: Quando resolvemos uma situação-problema o 1º passo é retirar os dados: ♦ x ------- Número de questões acertadas. ♦ ------ Significa acertar 5 questões de cada 8 questões da prova. ♦ ---------- É a proporção do desempenho de Eduardo.
8x = 280
x = 280 : 8
x = 35Concluímos que Eduardo deverá acertar, no mínimo, 35 questões


Espanhol- Cultura Hispânica>

Cultura e História da Cultura Hispânica




A Casa de Cultura Hispânica da Universidade Federal do Ceará foi fundada mediante convênio celebrado entre a UFC, pelo seu então Reitor e Fundador Professor Antônio Martins Filho e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, hoje Instituto de Cooperación Ibero-americana.
Começou a funcionar em 12 de outubro de 1961, dirigido pelo professor Adolfo Cuadrado Muñiz, enviado pela Espanha, que continuou nessa função por curto espaço de tempo e teve que afastar-se de Fortaleza para ocupar funções de consultor da UNESCO.
A Casa de Cultura Hispânica foi muito bem recebida no Estado do Ceará e, com base no êxito dessa Casa pioneira, se iniciou a fundação de outras Casas de Cultura: Britânica, Portuguesa, Francesa, Alemã e Italiana às quais se agregaram mais tarde o Curso de Esperanto e a Casa de Cultura Russa, instituições estas que deram e dão notável contribuição ao estudo de línguas estrangeiras e o desenvolvimento cultural do Ceará.
Hoje essa Casa tem cerca de mil alunos e conta com uma equipe de seis professores efetivos, três substitutos, estagiários da disciplina de prática de ensino, um bolsista de assistência e um servidor técnico – administrativo. O estudo da Língua Espanhola é ministrado em sete semestres, o que permite iniciar o conhecimento da rica literatura escrita em Castelhano, incluindo a literatura hispano-americana.
Através desses anos, a Casa de Cultura Hispânica tem capacitado à grande maioria de professores que ensina a língua em Fortaleza, onde a demanda está aumentando dia-a-dia. Em 1991 conseguiu a reabertura da Licenciatura em Espanhol na Faculdade de Letras da UFC, desativada por um espaço de 28 anos, e que hoje conta com um número crescente de alunos. Aqui se fundou a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Ceará, através da qual os professores realizam o curso que dita a Universidade da Salamanca.
Esta Casa também estabeleceu uma valiosa relação com a Assessoria Lingüística da Embaixada da
Espanha que tem proporcionado curso de aperfeiçoamento e capacitação de
Professores do Ceará e tem permitido que se realizem regularmente em Fortaleza, há quinze anos, os exames de Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade de Salamanca com um número constante de candidatos.


Hispânica

O termo "hispânico" refere soltamente a americanos descendeu de imigrantes de Espanha, México, Cuba e outros países latino americanos, todo que tem heranças muito diferentes, mas que compartilha a linguagem espanhola. Ao menos 14% todos americanos são de herança hispânica, e a proporção cresce. Em algumas cidades importantes, é comum ver sinais ou mesmo documentos de governo imprimidos em tanto inglês e espanhol. As cidades tal como Miami, Flórida e São Antonio, Texas operam em quase uma base completamente bilingüe, enquanto outros tal como Nova Iorque e Los Angeles têm grande, comunidades vitais de espanhol-Fala.
Num estado como novo México, as pessoas com nomes espanhoóis podem poder traçar sua linhagem de volta centenas de anos a Espanha se. Estas pessoas, embora orgulhosamente hispânico, podem falar inglês como uma linguagem primária. Este só destaca o fato que o categorization hispânico não é de confiança. Pessoas hispânicas que podem traçar sua história de família em costas de América que 400 anos podem compartilhar vizinhanças com recém-chegados da américa latina com quem eles têm praticamente nada em comum. Em volta, imigrantes da República Dominicana e Cuba têm pouco em comum com imigrantes da cultura latino americana dominante, México. Porto Rico, cujos residentes são cidadãos americanos, tem presença o própria cultural distinta nos Estados Unidos.

Química-Reações Químicas> Tom Rocha

Reações Químicas




Uma reação química é uma alteração química onde matéria (um reagente ou reagentes) se convertem em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos). Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circuntâncias (ex., fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade). Algumas reações são acompanhadas de indicações externas (ex., mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz).






Tipos de reação Química




Reação de Síntese ou Combinação Direta: é a reação onde duas ou mais substâncias se combinam diretamente para formar um novo composto químico. Fórmula Geral: A + B ---> AB Exemplo: Fe + S ---> FeS i.e., Ferro + Enxofre ---> Sulfeto de Ferro



•Reação de Decomposição: é a reação onde um composto químico se quebra (decompõe) em duas ou mais substâncias. Se a decomposição requer uma fonte de calor, a mesma é chamada decomposição térmica. Fórmula Geral: AB ---> A + B Exemplo: ZnCO3 ---> ZnO + CO2 i.e., Carbonato de Zinco (+ Calor) ---> Óxido de Zinco + Dióxido de Carbono


•Reação de Simples Troca: é a reação onde um elemento substitui outro em um composto químico para produzir um novo composto e o elemento deslocado. Fórmula Geral: A + BC ---> AC + B Exemplo: Fe + CuSO4 ---> FeSO4 + Cu i.e., Ferro + Sulfato de Cobre ---> Sulfato de Ferro + Cobre


•Reação de Dupla Troca:é a reação onde dois compostos químicos trocam seus radicais para formar dois novos compostos. Fórmula Geral: AB + CD ---> AD + CB Exemplo: KCl + AgNO3 ---> KNO3 + AgCl i.e., Cloreto de Potássio + Nitrato de Prata ---> Nitrato de Potássio + Cloreto de Prata


Refletor microscópico


Combinando várias técnicas de microscopia, cientistas agora conseguem visualizar uma molécula de cada vez. Essa nova técnica combinada irá permitir a compreensão detalhada das chamadas reações de transferência de elétrons, as mais utilizadas nas pesquisas de biocombustíveis.
É como se os pesquisadores tivessem construído um refletor microscópico que, em vez de iluminar uma cena inteira, ilumine apenas uma molécula de cada vez. As moléculas são fluorescentes e brilham conforme vão recebendo e perdendo elétrons.
Microscópio de fluorescência
Quando estudam reações químicas, os pesquisadores geralmente acompanham o conjunto das moléculas na reação e medem a energia média que elas perdem, mais ou menos como se eles estivessem olhando um conjunto de trabalhadores e medindo sua produtividade média. Mas é muito mais útil conhecer a produtividade de cada trabalhador individual.
Na ilustração, um microscópio de fluorescência, visto na parte inferior, captura a imagem de uma única molécula quando ela fluoresce ao perder um elétron - o -e no alto da imagem. A técnica permite que cada molécula seja fotografada individualmente quando ela brilha ao ser carregada ou quando perde um elétron.
Reações de transferência de elétrons
Reações de transferência de elétrons são essenciais para os processos que capturam a energia do Sol por meio da fotossíntese e para permitir que as células gerem a energia necessária para sustentar a vida.
Pesquisadores do mundo todo estão tentando fazer a engenharia reversa da fotossíntese, ou criar processos similares, para gerar hidrogênio e outros biocombustíveis.
Essas reações de transferência de elétrons se baseiam na troca de elétrons entre as moléculas: quando um elétron salta de uma molécula para outra, a molécula libera uma energia química que pode ser aplicada na execução de uma tarefa prática, como produzir açúcar nas plantas.


Cultura Britânica-Inglês>Marcelle


DIFERENÇAS ENTRE INGLÊS NORTE-AMERICANO E BRITÂNICO (VOCABULÁRIO E ORTOGRAFIA)

Ao contrário do que aconteceu com o português, que ao longo de 4 séculos se desenvolveu em dois dialetos substancialmente diferentes em Portugal e no Brasil, as diferenças entre os dialetos britânico e norte-americano não são tão significativas.
As diferenças entre o British e o American são principalmente de pronúncia. Também encontramos algumas diferenças de vocabulário, e pequenas diferenças na ortografia e na gramática. É difícil, entretanto, se alcançar conclusões definitivas sobre as diferenças porque a questão é mais complexa do que parece. A própria classificação "americano" e "britânico" é imprecisa. Considere-se que dentro de cada um pode-se identificar dialetos com diferenças quase tão acentuadas quanto as observadas entre eles próprios. Ou seja, teríamos que conceituar British e American mais precisamente, o que certamente excluiria outros dialetos, e o que, por sua vez, comprometeria a validade de tal estudo. Deve-se considerar também que quanto mais formal o estilo da linguagem e mais international o tópico, tanto maior a semelhança entre o British e o American.
A título de ilustração, apenas, vejamos algumas diferenças nos planos de vocabulário e ortografia. Longe de serem exaustivas, estas listas servem apenas como exemplo das diferenças entre os dialetos norte-americano e britânico.


É um pouco complicado para explicar,mas,digamos q o ingles britanico e um ingles melhor falado,melhor cadenciado,por ex:no ingles britanico pronuncia city e no americano pronuncia ciry,pois o t pronuciado rapido da som de r,as fezes no ingles americano na pronuncia o r no final,coisas deste tipo.










História Do Benfica >História -Daniel

História do Benfica





•O Benfica é um bairro muito peculiar de Fortaleza. Sua principal marca é a presença do Campus do Benfica (Humanas) da UFC.









O bairro do Benfica começa nas caixas d'água e termina no riacho do Tauape: menos de dois quilômetros de extensão. Mas neste percurso a geografia da memória extrapolou os limites físicos: as ruas, os prédios antigos, pessoas, eventos se fiizeram presentes numa narrativa não-linear, baseada na afetividade. Este percurso e a própria tarde pareceram pequenos demais para lembrar do antigo sistema de encanamento, do fim da linha do bonde, das tamarineiras imensas, do surgimento da Universidade Federal do Ceará, do time do Gentilândia – ou para ver a confraria que se reúne todos os sábados num bar-memorial ou, ainda, para debater os rumos que este charmoso bairro e a própria cidade têm tomado.

A Batalha de Borracha no Séc. XX

A operação montada por Getúlio Vargas para garantir aos EUA a matéria-prima estratégica na Segunda Guerra Mundial levou à morte 30 mil nordestinos, heróis que foram esquecidos na floresta amazônica
Os nordestinos arregimentados não tinham a menor idéia do que era o trabalho nos seringais. Adoeciam e morriam com facilidade. Demoravam a se acostumar à solidão e à lei da mata. O alfaiate João Rodrigues Amaro, 72 anos, se arrependeu antes de chegar. Mas já era tarde demais. Aos 17 anos ele deixou Sobral só com a passagem de ida. A Campanha da Borracha uniu o útil ao útil. Em um ano de seca, encontrou no Nordeste um exército de flagelados pronto para partir, ou melhor, fugir. Nos postos de arregimentação, um exame físico e uma ficha selavam o compromisso. Para abrigar tanta gente – às vezes mil em um único dia –, o jeito foi construir alojamentos, como a hospedaria modelo, de nome Getúlio Vargas, em Fortaleza. Lá, eles passavam a viver até o dia da viagem, sob um forte regime militar.


Caatinga>Geografia- Eleneide

Caatinga Um Bioma do Nordeste






A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e o mais expressivo da região Nordeste, ocupando cerca de 10% do território nacional e abrangendo, em parte ou no todo, os estados do Ceará, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, além de pequenas áreas do Maranhão e de Minas Gerais. Nesse bioma, existem cerca de 900 espécies de plantas, entre elas, amburana, aroeira, umbuzeiro, baraúna, maniçoba, macambira, mandacaru, juazeiro, mandioca e cajueiro, e uma grande diversidade de fauna, abrigando centenas de espécies, entre aves, mamíferos e peixes. Caatinga é uma palavra que vem do tupi-guarani e significa mata branca. Isso porque sua vegetação seca costuma perder as folhas na época de pouca chuva, ficando com um aspecto entre o esbranquiçado e o cinzento.
Com solos rasos, clima quente, chuvas irregulares e, ainda, apresentando um elevado índice de evaporação, a Caatinga é um meio ambiente vulnerável. O equilíbrio desse bioma precisa ser respeitado com especial cuidado por estar situado numa das regiões semi-áridas com maior pressão demográfica do mundo, com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e por ser caracterizada historicamente por profundas desigualdades socioeconômicas. Com a cobertura vegetal reduzida a menos de 50% da área dos estados, a Caatinga enfrenta grandes desafios e precisa que nela se estabeleçam formas alternativas de sustento, que gerem desenvolvimento e garantam justiça social e conservação ambiental.

Caatinga é um lugar onde a vegetação é seca, as árvores têm poucas folhas, e a vegetação é composta de: cactus, espinheiros, pereira, faveleira, baraúna, asoeiro, angico, queixabeira e oiticuo.
As plantas transpiram pelas folhas, então, como no nordeste a água é escassa, as plantas sem folhas vivem por mais tempo, pois perdem menos água.

Ao contrário do que muitos pensam, a caatinga é um ecossistema único que apresenta grande variedade de paisagens, relativa riqueza biológica e endemismo. Apesar de que o bioma Caatinga é pouco conhecido, estudos identificaram até agora uma gama de espécies bastante ampla. A biodiversidade da caatinga se compõe de mínimo 1.200 espécies de plantas vasculares, 185 espécies de peixes, 44 lagartos, 47 cobras, 4 tartarugas, 3 crocodilos, 49 anfíbios, 350 pássaros e 80 mamíferos. A porcentagem de endemismo é muito alto entre as plantas vasculares (aprox. 30%), e um pouco menor no caso dos vertebrados (até 10%).

A Caatinga foi o primeiro ecossistema brasileiro a sofrer o impacto da colonização, que deixou um circulo vicioso de pobreza, desigualdade social e destruição de seus recursos naturais. É uma das regiões mais pobres do país e estima-se que 28 milhões de brasileiros a habitam. 50% da população Nordestina é pobre e quase 40% vivem na zona rural. Sem muita alternativa, a população local continua direta ou indiretamente dependente do uso não sustentável e predatório dos recursos naturais da Caatinga para seu garantir seu sustento.







As principais características da caatinga são:- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;- presença de cactos e bromélias;- os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);- as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno;Exemplos de vegetação da caatinga:- Arbustos: aroeira, angico e juazeiro- Bromélias: caroá- Cactos: mandacaru, xique-xique e xique-xique do sertãoEm função da criação de gado extensivo na região, pesquisadores estão alertando para a diminuição deste tipo de formação vegetação. Em alguns locais do semi-árido já são encontradas regiões com características de deserto.Curiosidade:- Durante o período de seca, o gado da região alimenta-se do mandacaru (rico em água). Já algumas espécies de bromélias (exemplo da caroá) são aproveitadas para a fabricação de bolsas, cintos, cordas e redes, pois são ricas em fibras vegetais.



Biologia->Wellington

Nutrientes





  • São substâncias presentes nos alimentos e é essencial pra a energia,o crescimento,e o funcionamento do nosso corpo e mente.



Macronutrientes

•São eles que fornecem energia como: carboidratos, lipídios e protéinas.


Micronutrientes

•São eles q regulam e controlam os processos do corpo como: vitaminas e minerais.


Carbohidratos

•São amidos e açúcares produzidos e armazenados nas plantas, cada grama fornece 4 calorias.
1.Funções:Fornecer energia rápida
2.Vantagens:Alta disponibilidade, baixo custo, alto valor nutritivo.

Tipos de Carbohidratos

•Glicose: Encontrado no xarope de milho
•Frutose:Frutas e mel
•Sacarose:Açúcar comum, melado , abacaxi e cenoura
•Lactose:Açúcar do leite
•Amido:grãos e cereais ,legumes
•Fibras:Farelos ,cereais, frutas ,frutas secas, grãos e sementes.
Protéinas
•Nutriente construtor, toda célula do corpo precisa de protéinas para o seu crescimento e manutenção,toda substância do corpo precisa de protéina
•Anticorpos
•Enzimas
•Hormônios
•Queratina

FONTE: A maior fonte de alimentos de origem animal são:leite, carne, ovos, peixes.
Legumes:Feijão, soja, e ervilha.
e cereais.

Gordura e Lipídios

•São substâncias q se dissolvem na água e apresentam-se é temperatura ambiente sob forma líquida (oléos) ou sólidas (gordura), cada fornece 9 calorias ,sendo por tanto o mais caloricos dos nutrientes.

Funções e Lipídios
•nutrientes q fornece maior densidade energética

•Protege o organismo de temperaturas baixas
•proporciona sabor e textura agradável aos alimentos

•Garante uma reserva de energia futura

Tipos de Lipídios

•Ácidos graxos- Necessários para a realização de muitos processos químicos , como crescimento,metabolismo e produção hormônios sexuais .
•Colesterol-É um derivado de gordura.Está presente em todas as células .é importante para a formação de hormônios sexuais masculinos e femininos , está presente na bile.

Minerais

•são substâncias inorgânicas distribuídas amplamente na natureza. Existem 3 tipos:



•Macrominerais

•Minerais traços

•Minerais eletrólitos



Funções dos Minerais

•Formar ossos e dentes

•Auxiliar vitaminas e enzimas na realização de muitos processos metabólicos

•Promover o funcionamento adequado de muitos sistemas do corpo

Água






•Elemento vital para o funcionamento do corpo humano

•Fornece a base para o sangue e todas as outras secreções líquidas ajuda manter a temperatura normal do corpo através da transpiração

•Ajuda a manter a temperatura normal do corpo através da transpiração



Quantidade de Água nos Alimentos



•Frutas e Legumes:entre 70% e 95%

•Ovo:70%

•Carnes .aves, peixes :entre 40% e 60%

•Pães:35%

•Leites:90%